Família pede doação de sangue para adolescente internado com tumor cerebral na Santa Casa
Augusto Cesar precisa de sangue na tipagem O+
14/01/2026 20:19
Familiares do estudante Augusto Cesar Alves dos Santos, de 16 anos, estão pedindo doações de sangue para o adolescente. Ele está internado na Santa Casa desde novembro de 2025, e precisou passar por 11 cirurgias após a descoberta de um tumor no cérebro. O adolescente precisa de sangue na tipagem O+, e quem puder ajudar, deve comparecer ao Hemosul de Campo Grande, e realizar a doação em nome dele.
A mãe de Augusto, a assistente de sala Valesca Alves de Farias dos Santos, de 47 anos, explica que o filho acabou desenvolvendo um quadro de anemia devido a várias cirurgias realizadas para a retirada do tumor. O adolescente está internado no CTI (Centro de Terapia Intensiva).
Ele já foi retirado da entubação, mas ainda usa traqueostomia. Nesta segunda-feira, passou pela 11ª cirurgia para trocar o dreno, o que permite a aplicação de medicação diretamente no local. Além disso, ele está com pneumonia e demanda cuidados intensivos.
O tumor foi descoberto no dia sete de novembro, após Augusto procurar atendimento em uma UPA (Unidade de Pronto Antedimento), e ser encaminhado para o Hospital Regional com sintomas de meningite. Após o resultado da tomografia acusar o tumor, o jovem foi transferido para a Santa casa, onde está internado desde então.
Valesca relata que a doença pegou a família e amigos de surpresa, e embora seja um quadro delicado, suas expectativas são positivas. “Os médicos estão fazendo de tudo para salvar a vida dele, mesmo eles sabendo do risco. O tumor foi retirado, mas é maligno e tem possibilidade de voltar. Mas temos muita fé em Deus, que ele vai ser curado.”
Como doar
Quem puder ajudar, deve comparecer ao Hemosul Coordenador de Campo Grande ou ir até a Santa Casa, e realizar a doação em nome do paciente, Augusto Cesar Alves dos Santos. O adolescente precisa de sangue na tipagem O+.
O Hemosul coordenador está localizado na rua Fernando Corrêa da Costa, nº 1304. O centro funciona de segunda a sexta: 7h às 17h; sábado: 7h às 12h; 1º sábado do mês: 7h às 15h.
Para quem vai doar sangue pela primeira vez, o Centro destaca algumas orientações tornam o processo mais seguro e tranquilo:
-É necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis e a primeira doação deve ocorrer até os 60 anos; acima dessa idade, apenas doadores regulares podem doar), pesar 51 kg ou mais e estar em boas condições de saúde;
-Durma bem na noite anterior e faça uma refeição leve antes da doação, evitando alimentos gordurosos nas 4h que antecedem;
-Mantenha-se bem hidratado antes e depois da doação;
-Leve um documento oficial com foto;
-Após a doação, descanse e evite esforços físicos nas primeiras horas.
-A doação pode ser feita diretamente na unidade do Hemosul ou, no período da manhã, nos postos de coleta da Santa Casa e do Hospital Regional.
Pessoas com doenças respiratórias devem aguardar a recuperação antes de doar. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses entre as doações. Mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalo mínimo de três meses.
Fonte:midiamax.com.br
Comentários (0)